O Portefólio reflexivo é uma estratégia de formação

“Na minha perspectiva o portfolio reflexivo é, fundamentalmente, uma estratégia de formação que, através da relação supervisiva que estabelece entre formando e formador, permite a sustentação da aprendizagem.

Parece-me por isso que, sobretudo quando existe pouco tempo, como no caso dos cursos nocturnos, a construção de um portfolio é uma oportunidade particularmente interessante para potenciar o sucesso dos alunos.

Com alguma regulação estratégica, professor e alunos podem contratualizar quais as entradas essenciais do portfolio, quais os prazos para execução, apresentação, entrega e/ou devolução dos exercícios reflexivos (em toda a sua variedade) como forma de garantir adequação, coerência e autenticidade aos processos de ensino e de aprendizagem.”

In “Discutindo sobre portfolios nos processos de formação”, entrevista com Idália Sá-Chaves

Etiquetas:

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: