O Powerpoint é o maior inimigo do Pentágono

“O PowerPoint nos faz estúpidos”, afirmou o general James N. Mattis do Corpo de Fuzileiros Navais, em uma conferência militar realizada este mês na Carolina do Norte. (Detalhe: Ele falou sem PowerPoint). Já o Brig. Gen. HR McMaster, que proibiu apresentações em PowerPoint quando liderou o esforço bem sucedido para garantir a ocupação do norte da cidade iraquiana de Tal Afar, em 2005, comparou, na mesma conferência, o PowerPoint a uma séria ameaça interna.

“É perigoso porque ele pode criar a ilusão da compreensão e nos proporcionar uma falsa sensação de controle,” afirmou o General McMaster. “Alguns problemas do mundo não são bulletizáveis”.

Os comandantes dizem que por trás de todas as piadas sobre o PowerPoint, existem preocupações muito sérias. Alguns afirmam que o programa fabricado pela empresa de Bill Gates sufoca o debate, o pensamento crítico e reflexivo no processo de tomada de decisão. E não menos importante, amarra os oficiais subalternos – também conhecidos como PowerPoint Rangers… rsrsrsrs – na preparação diária de slides, seja para uma reunião com o Estado Maior, em Washington ou de um briefing para um líder do pelotão de combate durante a preparação de uma missão de rotina em alguma localidade remota do Afeganistão.

In “O PowerPoint está nos tornando mais estúpidos, ou vice e versa?

Etiquetas:

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: