O desporto em excesso faz mal à saúde

“O sentido original da palavra estresse pertence à física, no campo da mecânica aplicada. O seu objectivo é determinar a resistência de um material – o que é de fundamental importância na construção de pontes, edifícios, aviões. Para se determinar a resistência de um material é preciso submetê-lo a estresse isto é, a forças, até o ponto dele se partir.

O atletismo é a aplicação, sobre o corpo humano, das técnicas de estresse para se determinar a resistência dos materiais. O treino do atleta tem por objectivo aumentar a sua resistência. A competição por objectivo determinar o ponto além do qual ele não consegue ir. Há os testes de força e compressão (os halterofilistas), de elasticidade (saltos de todos os tipos), de velocidade, de resistência (por quanto tempo o corpo aguenta?). Os recordes estabelecem a performance máxima do corpo submetido a stress máximo. A competição é essencial ao atletismo porque é só através dela que se podem fazer comparações. Comparo vários materiais para determinar sua resistência a um tipo de stress. Comparo vários atletas por meio da competição para ver qual deles tem o melhor desempenho quando submetido ao stress máximo. O corpo da Florence Griffith Joyner não aguentou. Arrebentou como um fio arrebenta se seu limite é ultrapassado. Se o atletismo é isso a tese do professor de educação física a que me referi acima está plenamente justificada.”

In “Coitado do Corpo”, Rubem Alves

Etiquetas:

Uma resposta to “O desporto em excesso faz mal à saúde”

  1. bields84 Says:

    nao creio q seja um mal a saude praticar qqer tipo de desporto, se PRATICADO COM MODERAÇÃO E INTELIGENCIA… faz até muito bem a saude. O problema são os “exagerados” e competidores. Esses sim estrapolam… e o problema não é nem deles, são dos treinadores que não querem nem saber a longo prazo.
    Sem contar que o psicológico é mto mal trabalhado nesse meio.

    Abraços

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: