As crianças só dão 8 minutos de atenção a disciplinas e professores chatos

“Aprender a aprender? Ora, poupe-me. Na escola, porém, achamos que os 93% de informação inútil irão desenvolver a capacidade de aprendizado. É só ver o ciclo de entusiasmo de crianças para ver que não é isso que ocorre.

Ao contrário. O ciclo se inicia com uma criança que não desiste de aprender a andar. Cai, chora um pouco, ri, começa de novo. Depois, de novo e de novo, caindo, levantando, rindo e choramingando. E nós achamos que temos de ensinar as crianças a serem determinadas, disciplinadas.

Ouço que as crianças têm um ciclo de atenção (attention span) cada vez menor. Os estudos demonstraram que, há cerca de 100 anos, as crianças conseguiam prestar atenção a uma aula durante 50 minutos. Esse estudo, refeito há poucos anos, mostrou que esse tempo caiu para oito minutos, e culpam-se a televisão, a Internet e o mundo de distracções.

Testem isso. Dê a uma criança um jogo de videogame novo ou deixem um adolescente conversar ao telefone ou num blog. Depois de três horas lá estarão, na mesma posição, profundamente entretidos. Cadê os oito minutos de concentração máxima? Eles dão oito minutos para assuntos e professores chatos, isso sim”, Ricardo Semler

Etiquetas: , ,

2 Respostas to “As crianças só dão 8 minutos de atenção a disciplinas e professores chatos”

  1. Profe Cris Says:

    Nós professores devíamos pensar nisso com muito mais atenção.

  2. Eu falo e te ensino, você me ouve e aprende. Será que é isso mesmo? « Escola, computador e Cia. Ilimitada Says:

    […] como característica do nosso cérebro. São 20 minutos no ciclo, ainda que possa vir a ser de apenas 8 mintos quando se trata de professor chato ou disciplina chata. Depois, ou o cérebro é estimulado –  e aí se reiniciará novo ciclo – ou se […]

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: