Não tire um curso de oratória. Tire um curso de escutatória

P: E você conhece alguma fórmula para aprender a ouvir?

R: Uma vez eu escrevi em tom de brincadeira, mas quando eu estou brincando eu estou sério, de novo é o Nietzsche, “Ridendo dicere severum”, “rindo dizer coisas sérias”, que eu já havia visto muitos cursos de oratória, mas nunca havia visto um anúncio de um curso de escutatória. Porque todo mundo acha que escuta muito bem e ninguém quer aprender a escutar.

In “Maturaidade”, Entrevista a Rubem Alves

Etiquetas: ,

Deixe uma Resposta

