70% de cábulas nas universidades portuguesas

Para ter vergonha é preciso ser apanhado? Se a resposta for sim, a explicação da dimensão da fraude académica nas universidades portuguesas pode estar na diferença entre os alunos que admitem copiar e os que são apanhados: 70% já copiaram num exame e apenas 2,4% foram apanhados. Os dados são de um novo estudo sobre integridade académica coordenado por Aurora Teixeira, da Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Para a investigadora, que nos últimos anos tem contribuído para a literatura internacional sobre o tema, os resultados revelam um verdadeiro flagelo no meio académico.

Aurora Teixeira alerta para a importância de existirem códigos de honra, dissuasores da fraude, e sanções claras. A prática nas universidades não é homogénea. Na FCSH, o plágio dá reprovação imediata na unidade curricular ou no mestrado/doutoramento em questão. Na licenciatura, só a reincidência conduz à abertura de procedimento disciplinar, medida que é imediata nos estudos avançados.

In “Eles copiam e não são apanhados. 70% de cábulas na universidade

Etiquetas: ,

2 Respostas to “70% de cábulas nas universidades portuguesas”

  1. Lalage Says:

    Por essas e por outras é que continuo a achar que o sistema da minha Licenciatura (História da FCSH) é o mais honesto: testes com consulta. Os professores avaliavam a nossa capacidade de argumentação, o nosso raciocínio e análise das fontes, etc.; em vez de se concentrarem na nossa capacidade de empinar informação inútil🙂

  2. Cábulas! | Até aos cem Says:

    […] quem nos Maias…todos os estudantes têm mais que pensar do que nestas coisas. Até as estatísticas […]

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: