A nota do exame é uma “medida enganosa”

No fundo, há três grandes ambições que correspondem a esses três usos sociais diferentes da avaliação. Uma delas é a vontade de medir. É a avaliação pelas falsas medidas, a posição do técnico que gostaria de fazer uma avaliação científica e de transformá-la em uma atividade prazerosa. Não acredito que isso seja possível. A nota não corresponde a uma medida. É a “medida enganosa”, como se diz no Canadá. Depois, viria a intenção de medir sabendo que essa equação jamais teria sucesso. É a ambição de julgar a aceitabilidade do comportamento em relação às expectativas. E, por fim, a intenção de tentar compreender o que aconteceu, como chegamos lá, o que está em jogo. A avaliação ganha sentido próprio nesse quadro, que terá como vantagem uma análise sociológica.

In “Avaliar para melhor formar”, Entrevista a Charles Hadji

Anúncios

Etiquetas: ,

Uma resposta to “A nota do exame é uma “medida enganosa””

  1. A nota do exame é uma “medida enganosa” | Total Blog Says:

    […] e de transformá-la em uma atividade prazerosa. Não acredito que isso seja possível. A nota […] Blog da Formação This entry was posted in Blog Da Formação and tagged enganosa”, exame, nota, “medida by […]

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: