O Empreendedorismo é uma treta?

“I&D – Já se nasce empreendedor ou o empreendedorismo pode ser apren­dido? Quais são as características de um empreendedor?

SS – Eu penso que sim, que existem empreendedores que nascem já o sendo e outros que são e podem ser influenciados. Nas últimas décadas têm-se realizado esforços no campo da investigação sobre as caracterís­ticas pessoais dos empreendedores, na tentativa de se encontrar um pa­drão comum entre eles, comparan­do-se por vezes com análises que têm como objectivo a caracteriza­ção de líderes. Os cientistas do com­portamento verificaram que algu­mas pessoas têm necessidades mais intensas para alcançar, o que pode ser a razão para terem mais suces­so como empreendedores ou como gestores. Numa forma geral, as ca­racterísticas mais comuns entre os empreendedores de sucesso inclui factores como motivação, tomada de risco (elevado nível de conforto com o risco), competitividade/as­sertividade e autoconfiança.”

Entrevista a Soumodip Sarkar na Vida Económica

“Inúmeros estudos milionários realizados com o intuito de descobrir quais as competências necessárias para se conquistar fortuna regem-se pela seguinte metodologia: pegam numa população de ricaços importantes, daqueles com grandes títulos e grandes empresas e analisam as suas propriedades.

Examinam o que as pessoas importantes e influentes têm em comum: coragem, assunção de riscos, optimismo e por aí fora, e inferem que estes traços, sobretudo a assunção de riscos, ajudam a obter êxito.

Agora olhe para o cemitério dos que falharam. Estará, certamente, repleto de indivíduos que têm em comum as mesmas características. Poderá haver diferenças ao nível das aptidões mas o que realmente os separa é, no essencial, um único factor: sorte. Pura sorte.”

In “Cisne Negro”, Nassim Taleb

Etiquetas: , ,

Deixe um comentário